#2 A benesse da adversidade

Pois que gostaria imenso de estar aqui a partilhar convosco as aventuras das corridas da minha segunda semana de treinos a caminho dos ovos moles da Maratona da Europa. Só que não. Lamentavelmente não. Infelizmente não. 

Felizmente nada tem a ver com falta de motivação. Infelizmente tem a ver com uma lesão.
Agora, vendo bem, não sei a qual devo atribuir cada um destes advérbios de modo... Adiante!

No último Domingo, dia 9, fiz um treino de 7k que correu dentro do planeado. O que não estava planeado foi que o ressentir da minha anca fosse de tal modo agressivo que me levasse a sentir medo de voltar aos treinos. Medo, é essa a palavra. Medo de agravar uma lesão pela qual já passei e que me impossibilitou de treinar durante várias semanas. Medo de arriscar colocar em causa a preparação para a prova. Medo, muito medo, de ter de desistir deste sonho.

Face às dores sentidas na segunda-feira (dia de descanso) decidi agir e, como uma ida ao médico queixar-me de uma dor localizada resume-se a Raio-X + espera do resultado sem treinar + Ecografia + espera do resultado sem treinar + Diagnóstico + Tratamento de Fisioterapia + semanas sem treinar, recorri a uma alternativa que já muito jeito me deu no passado: osteopatia. Lembro-me que, aqui há uns meses, quando tive uma tendinite no ombro (resultante do movimento sempre algo violento de retirar o soutien de desporto) bastou uma sessão e dois dias com gelo e exercícios específicos para voltar a sentir-me a 100%, resultado que perdura até hoje. Consegui uma marcação para 4ª feira à noite e decidi cancelar o treino de 3ª feira até perceber que conselhos e orientações iria receber.

Tendo em conta o meu histórico e a minha "amplitude" acentuada da bacia (quem me conhece sabe que tenho umas "boas ancas"), o osteopata concluiu que eu mais do que ninguém preciso de exercitar os músculos do core e glúteos para minimizar o impacto que a minha bacia sofre na corrida. Muitas massagens, alongamentos e,  como TPC, receitou-me exercícios específicos que me ajudem a fortalecer todo aquele conjunto de músculos e muitos, muitos alongamentos. Correr? No mínimo só no fim de semana. Não me garantiu que fosse suficiente, sugeriu-me ouvir o meu corpo e perceber se seria necessário mais um dia ou dois. Também não me garantiu que aquele tratamento fosse suficiente mas certamente que iria ajudar. E ajudou.

Iniciei também a toma diária de Cloreto de Magnésio. A minha mãe sempre me sugeriu que o fizesse já que ela própria sente os benefícios mas eu sempre considerei que "isso são coisas de velhos" - pois que toma lá! Mal não faz, portanto, vou depositar toda a minha fé nesta ex-receita-caseira de idosos.

Ontem, Domingo, pensei em voltar a correr mas, como o osteopata me sugeriu que ouvisse o meu corpo, e ouvindo eu ainda uma pequena queixa, decidi trocar a corrida pela natação e foi uma troca ganha:


Confesso que nunca tinha nadado tanto. Quando ia à piscina era, por norma, para acompanhar a minha mãe após ela ter colocado uma prótese no joelho. Fazia umas piscinas, boiava, uns exercícios, alguma conversa e regresso a casa. Desta vez senti que precisava de compensar as minhas falhas na corrida e aproveitar o que a água me dá: a falta de impacto nas articulações mas, ao mesmo tempo, o fortalecimento dos músculos. Lembrei-me que o meu Tom Tom Runner 2 também tem como atividade a natação e decidi levá-lo comigo. E foi ótimo! Ele contabiliza o número de piscinas e metros que nadamos e isso deu-me imensa motivação. E foi assim que nadei 1000m. 1K parece pouco mas custou, se custou! Gostei tanto de como senti o meu corpo após este treino que já o inseri em alguns dias do meu plano. 

A minha ida ao osteopata fez-me sentir muito melhor e desde então que todas as noites a minha rotina passa por garantir que ponho a mexer e a alongar todos aquela carne que envolve a bacia. Descobri ainda um grande aliado neste processo:

Estas bandas elásticas são do melhor para treinar a força e alguns alongamentos do quadril

Hoje vou voltar à corrida, em ritmo confortável, com muita fé de um fim de treino que não me traga qualquer dor, só cansaço daquele bom!

Rezem por mim.
E se não forem crentes... Rezem na mesma.
Quero tanto ovos moles merecidos!

Comentários

  1. Tens que ser dura agora nesta fase, para depois teres os ovos moles. Coragem, estamos contigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coragem! E muita! E muitos ovos moles faxabor! Obrigada Norberto!

      Eliminar
  2. Antes aparecer agora do que mais à frente.
    A osteopatia é excelente para estas situações e devo muito à minha osteopata que já me salvou de tanto!
    Espero que tudo tenha decorrido da melhor forma no treino. Estou a enviar muita energia positiva :)
    Beijinhos e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exatamente o que pensei João, antes agora.
      Fui correr, 5k de jogging e dor propriamente dita não tive. Mantem-se quele desconforto que acho que já é crónico mas que tenho a certeza que vai melhorar com o fortalecimento dos músculos.

      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  3. E pronto está dado o primeiro passo para te aventurares no Triatlo ;)

    Mais a sério, não desanimes, antes agora do que mais para a frente no plano.

    Força nessa recuperação

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah acreditas que entretanto já me cederam uma bicicleta para complementar o treino? Está cada vez mais estranho! :P

      Obrigada!
      Bons treinos!

      Beijinhos,

      Eliminar
    2. Pronto já tens praticamente tudo.

      5 de Maio há triatlo em Oeiras, é um excelente sitio para experimentar ;)

      Eliminar
    3. Hmmmm com a minha 1ª Maratona a 28 de Abril? Não me parece viável! Mas lá chegarei! :)

      Eliminar
  4. É sempre complicado esta questão das lesões e receio do que que se esteja a fazer ainda agrave mais.

    De cima da minha sabedoria (NOT) e experiência é que faz-nos muita falta o dito reforço muscular.

    O meu fraco (além da boca...ovos moles, ahhhh) são os joelhos e noto logo quando aumento a quilometragem e me distraio no reforço.

    Muita força e perseverança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa tua sabedoria parece-me acertada. A verdade é que tenho feito alongamentos e exercícios específicos de força diarimente e já me sinto muito melhor! Continuo com algum receio de "recaídas" mas para já parece-me que estou no bom caminho.

      Os teus joelhos e a minha bacia são uns malandros!

      Ovos moles para todos!

      Obrigada!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

#3 A recuperar...

The very first one!

#54 - o número que destroçou a minha alma...