Nike shoes, nice workout

Ontem era dia de treino longo.

Passei o dia na praia a desfrutar de um vento que me proporcionou uma esfoliação natural constante e, ao mesmo tempo, me concedeu uma cor avermelhada ao nariz, ainda que tivesse abusado do protetor.

No sábado tinha estado no aniversário de um familiar e abusei na alimentação, sabia que tinha de compensar com o treino. Tinha uma fatia de bolo de aniversário deliciosa para abater, juntamente com uma bela sandes de manteiga de amendoim que devorei ao lanche, acrescido de 1kg (no mínimo!) de carne grelhada que devorei ao almoço.

Há muito que andava para comprar umas sapatilhas de running que me fizessem querer treinar só para as calçar. Vá, eu sou mulher, a parte visual do equipamento é realmente importante! :D Tenho as ASICS que comprei sobre pressão mas o design e as cores não me emocionam. Tenho as Puma que adoro a cor mas não me sinto confortável em treinos longos. Precisava de umas que me fizessem saltar corações pelos olhos a cada passada <3 Nas últimas semanas andei a ver sites e reviews e estas já me tinham feito suspirar. Foi assim que depois da praia passei na SportsDirect (que tem preços muito favoráveis) e as convidei para fazerem parte da minha vida. E não é que elas aceitaram?!

Foi amor à primeira vista!

Escusado será dizer que nunca estive tão ansiosa para dar início a uma corrida mas ainda tive de esperar umas horas. Optei, como habitualmente, por fazer o meu treino longo à noite e na cidade. Esta opção tem a ver como a minha capacidade de abstração. Torna-se mais fácil distrair-me enquanto vejo pessoas, descubro caminhos e visito ruas por onde normalmente só passava de carro. Parece que os quilómetros custam menos a passar. 

Eram umas 21:30h quando terminei os meus alongamentos e iniciei a corrida. Optei por alargar um pouco a passada já que, segundo os meus colegas, dou passinhos de bebé, o que obviamente tem impacto na minha velocidade. Custa sempre mudar alguma coisa no nosso estilo de corrida, parece que é contranatura, mas às vezes é preciso para corrigir ou melhorar um ou outro aspeto. A verdade é que não me custou assim tanto e fiz um treino a uma velocidade constante e, pasmem-se, mais rápida que o habitual! 


WOW!!!

Pela primeira vez fiz um treino longo abaixo dos 7min/km. E sabem que mais? Não foi em esforço! Retiro daqui quatro conclusões:

1. Alargar a passada ajuda na melhoria da velocidade sem necessariamente afetar a parte cardiovascular.

2. Os treinos de elevação em Monsanto e Sintra trazem muitas melhorias ao nível da resistência física. 

3. Nos últimos 3/4 meses tenho tido bastante cuidado com a minha alimentação. Perdi sensivelmente 5kg de peso, aumentei a massa muscular e diminui cerca de 9% de massa gorda. Ótimas notícias para a velocidade!

4. Equipamento novo (e de acordo com os nossos gostos) melhora significativamente a nossa motivação e conseguimos fazer coisas fantásticas! :D

Mas nem tudo foram rosas. Ali entre o km 11 e 13 passei por duelos mentais:

«Se fizer 11km já é um longo, não preciso de fazer 14km como diz o plano...»
«Vá fazes 12km e não se fala mais nisso, está ótimo!»
«Ok já fizeste 12km mas estás bem, podes continuar... Entra na Quinta das Conchas, fazes mais uns metros e aproveitas para beber água, pode ser que ajude a limpar estes pensamentos. Se não ajudar, paciência! Para a semana há mais.»

Lembro-me que olhei para o relógio e marcava 13,10km. Nessa altura o pensamento inverteu-se:

«Obviamente que por 900m vais cumprir o plano!»
«14km já tu fizeste outras vezes, tenta bater o teu record na distância hoje!»
«Já sabes o que vais passar nos últimos quilómetros da Meia Maratona, mais vale ganhares o hábito do sofrimento já. Mexe essas pernas!!»


Vitórias conquistadas:

» Distância mais longa percorrida até hoje
» Treino longo mais rápido de sempre
» Primeiro treino onde consegui que a segunda metade fosse mais rápida que a primeira

Sim, são pequenas vitórias mas grandes conquistas para uma novata como eu. No final do treino estava super entusiasmada! O meu plano prevê que consiga terminar a Meia Maratona em 2h21 (ritmo médio de 6:37min/km) o que até ontem considerava impossível. Obviamente que não vai ser fácil, sei bem o estado em que estavam as minhas pernas depois de 15km. Mas pelo menos acabar em menos de 2h30 talvez seja exequível. Talvez! :)

Comentários

  1. 1 - Estrear sapatos em treinos longos não é boa ideia, da minha experiência. Está atenta aos sinais.

    2 - Passada curta conjuga muito bem com velocidade. Experimenta. No início é confuso, mas a longo prazo compensa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até ver correu tudo bem. Não tenho bolhas nem dores anormais. Vou estar atenta, obrigada pela dica, faz sentido :)

      A questão é que as minhas corridas rondam habitualmente as 160 passadas/minuto mas, tendo um passo pequenino (pequeno é mesmo pequenino), percorria uma distância menor. Ontem percebi que ajustando a forma como executo a passada consigo manter os 160 passos mas percorrer uma distância maior. Ou seja, não abusei na resistência e consegui alguma melhoria. Acho que não foi tanto alargar a passada mas sim executá-la melhor... Será? :D

      Eliminar
    2. Cada caso é um caso. Eu por exemplo tenho 1.63 e onde rendo mais é na casa das 185 passadas/minuto. Experimenta, a princípio parece estranho, mas pode ser que também te seja mais eficiente. :)

      Eliminar
  2. Bem! Que grande treino! Estás cada vez melhor :)

    Não sei por que razão continuas com esses receios todos... Vais conseguir e com um tempo bem melhor do que pensas. Acredita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agri é a minha primeira MM, e só corro há meia dúzia de meses. Não consigo evitar os receios :P Mas saber que vocês acreditam em mim já é meio caminho andado :D

      Eliminar
  3. Muitos parabéns pelo record de distância e de velocidade, e pelo chamado split negativo (2a metade mais rápida) o que comprova a evolução.

    E muitos e bons km com os novos companheiros de passada :)

    Força para mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Split negativo, sempre a aprender!

      Obrigada João, vou esgotar os quilómetros com estas :)

      Eliminar
  4. Excelente treino e muitos bons resultados "colaterais"!
    Bonitas sapatilhas! Que corras muitos e bons quilómetros com elas!
    Já agora, qual o modelo?

    Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nike Flex Fury 2 Trainers Ladies

      Se quiseres correr com umas iguais... Eu deixo! ;)
      Agora a sério, só tenho 15km com elas mas nada a apontar, super confortáveis.

      Beijinhos e bons treinos para ti também!

      Eliminar
    2. Talvez para a próxima! :)
      Adquiri uns Nike Zoom Pegasus 32 recentemente- aproveitei um belo desconto! Coitados...não sabem onde se meteram!

      Eliminar
    3. Acreditas que esses também estavam debaixo do meu olho? Mas não consegui encontrar o meu número e desisti... Boa escolha! Agora é pô-los a mexer!

      Eliminar
  5. São bem giras. Os meus primeiros ténis de corrida também foram Nike e comprei-os por serem relativamente baratos e... giros. Isso da parte estética também é coisa de gajo... Não acho propriamente bonitos nenhuns dos 3 pares com que corro actualmente e ainda suspiro pelos ténis que reformei no ano passado por já terem perto de 800kms feitos. Esses sim é que eu gostava de ver nos pés!

    Reforço a ideia que estrear ténis em treinos longos é um risco. Aliás, uma regra de ouro é nunca estrear nenhuma peça de equipamento numa prova.

    O split negativo também é bom sinal. Estás a progredir muito bem e só tens que ficar orgulhosa pela tua dedicação nestes últimos tempos! Tens sido um verdadeiro exemplo!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me fales em reformar equipamente que começo já a chorar por estas! Se bem que isto acaba por ser um pouco viciante. Agora que comprei estas vi uma mega promoção das Nike Pegasus 33 e pensei «Oh bolas... Estas são lindas e parece que online consigo o meu número». Obviamente que isto é o lado diabinho a falar, o lado anjo diz para esperar mais um pouco, não preciso de mais sapatilhas agora :)

      Reforças e bem, já anotei a dica para o futuro.

      Obrigada, obrigada, obrigada! Vocês são os meus maiores motivadores :)

      Beijinhos

      PS: já vi no Strava que também já foste dar umas voltinhas, e boas voltinhas!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

#3 A recuperar...

The very first one!

#54 - o número que destroçou a minha alma...